Você conhece o seu cliente? [Como Vender Mais em João Pinheiro]

Cliente

Este é o segundo artigo de uma série de conteúdos gratuitos intitulada de “Como Vender Mais em João Pinheiro” que lançaremos aqui no blog e nas nossas redes sociais nos próximos dias para dar a nossa contribuição para melhorar a economia da nossa cidade. O primeiro artigo você pode conferir clicando aqui e o vídeo introdutório você confere clicando aqui. Nesse artigo trataremos de mostrar qual o primeiro passo para se montar uma estratégia de marketing e vendas realmente eficiente: conhecer o seu cliente!


Quem é o seu cliente?

Não preciso falar aqui que é muito importante conhecer bem com quem sua empresa está se comunicando e para quem está vendendo. Dados como idade, sexo, comportamentos e preferências são imprescindíveis para sua estratégia de marketing funcionar da maneira certa.

O primeiro passo para se estruturar uma ação ou plano de marketing é necessariamente o de definir a persona, ou seja, o perfil do cliente que se deseja alcançar. Desse modo é possível escolher posteriormente quais as melhores plataformas e estratégias a se utilizar para que haja uma comunicação realmente eficiente e que gere resultados efetivos nas vendas.

O Erro do Alcance Total

É muito comum que, ao investir em publicidade, as empresas de João Pinheiro optem pela estratégia do “alcance total” e não definam com clareza quem é o público-alvo ideal. Com isso elas gastam absurdos de dinheiro em outdoor, propaganda volante, rádio, TV e panfletagem e não obtém um bom retorno sobre o investimento. Nem sequer conseguem mensurar algum resultado, pois em nenhum desses casos consegue-se medir as taxas de conversão do anúncio, ou seja, quantas pessoas procuraram a empresa devido aos anúncios.

Cliente

Alcance total não funciona. Defina bem seu cliente.

Recentemente um cliente nos confessou que, entes de contratar a Publicart gastava mais de R$2.000,00 por mês com anúncios diversos e nenhum centavo em marketing digital, e que não viu um retorno nem sequer da metade do valor investido.

Por que isso aconteceu? Porque tentar alcançar todo mundo não dá resultado, é apenas dinheiro, tempo e esforço perdidos.

Faça Boas Perguntas

Para definir sua persona você pode fazer uma pesquisa ou estudo detalhado sobre o comportamento do seu cliente, mas também pode simplesmente levantar as perguntas certas e respondê-las bem. Você precisa entender mais sobre as motivações, objetivos, desafios e preocupações do seu público.

Veja algumas das perguntas que você pode fazer para definir bem seu público:

  • Quem é o seu potencial cliente? (características físicas e psicológicas do responsável pela compra)
  • Que tipo de assunto interessaria para ele sobre o seu negócio?
  • Quais são as atividades mais comuns que ele realiza (tanto pessoal quanto profissionalmente)?
  • Qual seu nível de instrução?
  • Que tipo de informações ele consome e em quais veículos de comunicação?
  • Quais são seus objetivos, suas dificuldades e desafios?
  • No caso de produtos B2B, qual é o tipo de empresa que compra a sua solução? E qual o cargo de quem compra?
  • Quem influencia suas decisões?

Fazendo as perguntas certas você consegue informações valiosíssimas sobre o que seu cliente busca de fato, podendo assim oferecê-lo um conteúdo, oferta ou isca para levá-lo a comprar a sua solução.

Comportamento do cliente na era digital

É mais que evidente que o consumidor moderno se comporta de maneira muito diferente do que o consumidor da era pré internet.

Nos dias atuais é raro encontrar alguém que não pesquise por um produto na internet antes de realizar suas compras, por menores que sejam. Além disso, esses mesmos consumidores encontram espaço para avaliar as empresas e saber a opinião de outros consumidores com os produtos ou serviços oferecidos.

Cliente moderno

Seu cliente é cada vez mais digital

Com o uso massivo das redes sociais também é possível segmentar o público através de seus gostos, suas pesquisas recentes, suas curtidas, localização, idade, sexo, gosto musical e até pelo uso recente de cartão de crédito. Tudo isso graças aos poderosíssimos mecanismos de análise de dados de gigantes como o Google e o Facebook, que capturam e utilizam os dados dos usuários para segmentar anúncios e rentabilizar suas plataformas.

Portanto, é imprescindível que você fique atento aos novos comportamentos do seu público como qual o tipo de conteúdo ele consome, em quais plataformas e onde ele encontra informação sobre soluções semelhantes às suas quando ele necessita.

Conclusão

Revisando tudo o que abordamos nesse artigo, podemos concluir que o primeiro passo para se definir estratégias realmente eficientes para o marketing do seu negócio é entender quem é o seu público, como ele se comporta, onde está a sua atenção e como não comentar o erro do alcance total, ou seja, anunciar por aí sem uma estratégia de comunicação bem definida. E nada melhor do que utilizar das informações que as plataformas online e redes sociais oferecem para alcançar esse público da maneira mais eficiente possível.

Aguardem os próximos conteúdos onde abordaremos um pouco mais das ações práticas que ajudam bastantes nas vendas e que podem ser aplicadas desde já em qualquer negócio.