A sua empresa está indo mal? Você precisa ler isso!

Grandes problemas na economia tem sido um fator bloqueador de crescimento de muitas empresas, mas mesmo assim algumas empresas conseguem crescer mesmo diante desse período de recessão econômica.

Isso tem um porque e neste artigo eu vou te contar o que acontece nessas empresas e como você pode aplicar esse método de crescimento no seu negócio.

Foco na solução para sua empresa

A maioria das empresas que se afundam em um período como esses são as que não estão preparadas financeiramente e o pior, psicologicamente para enfrentar um período difícil. No fundo, bem lá no fundo da sua cabeça tem um pensamento enraizado capaz de destruir toda e qualquer boa ideia que você tem de desenvolver o seu negócio e é esse pensamento que você precisa eliminar.

“Falar de coisas negativas automaticamente atraí coisas negativas”.

Quando você foca em um problema e pensa naquilo o tempo todo, acaba gerando uma reação na sua cabeça, você começa a ficar fadigado com aquilo, começa a sentir mal, toda e qualquer ideia que você tiver o seu cérebro vai automaticamente fazer com que o seu pensamento enraizado à destrua.

Pessoas que possuem um pensamento de crescimento adoram resolver problemas, elas sentem um prazer imenso em resolver uma situação difícil e consequentemente aprendem como ninguém vivendo situações desse jeito.

Já pessoas de pensamento negativo simplesmente não se arriscam, elas querem sucesso o tempo todo e não estão dispostas a se arriscarem a ponto de perderem esse sucesso. Essa é a total diferença de empresas que crescem em meio a períodos de crise financeira, elas têm foco na resolução do problema.

Você é a média das 5 pessoas com quem você convive

Você certamente já acordou animado em algum dia, cheio de motivação pra ir para sua empresa e ao passar naquela padaria para tomar um cafezinho encontrou aquele amigo baixo astral, aquele amigo que só sabe reclamar e não se contenta em falar de outra coisa a não ser de problemas e desgraças.

Quando você se encontra com alguém assim aquela animação com que você acordou, aquela vontade em fazer algo diferente simplesmente desparece. Isso acontece porque pessoas de baixo astral atraí tanta coisa negativa que aquilo acaba passando para você e destruindo tudo que você esta disposto a fazer, você começa a se sentir como ele, sentir que você não tem porque fazer algo novo e diferente porque se esta ruim para aquela pessoa também esta para você.

Tem uma dica que eu tenho aplicado em minha vida e eu aconselho você a fazer. Afaste-se o mais rápido possível de pessoas assim, elas não têm nada para acrescentar e infelizmente estão imersas nos seus pensamentos negativos. Como eu disse acima, elas só conseguem atrair mais daquilo e se sentem incomodadas em ver que você esta buscando ser diferente, elas acham que por elas próprias serem incapaz você também deve ser.

Rodeie-se de pessoas que querem os mesmos objetivos que você, pessoas que acordam cedo animadas e fazem algo de diferente para melhorar que seja 1% em seus dias. Reclamar não trás solução, você tem que pensar que se muitos chegaram lá você também é capaz e isso vale até mesmo para sua equipe, se você perceber que a sua equipe não esta alinhada ao seu proposito e ao proposito da empresa, tente deixa-los alinhado e se não for possível troque de equipe, mas não deixe que os “sangues sugas” tire a sua energia em fazer o diferente.

Mantenha sua equipe engajada

Muitos gestores não dão atenção às vozes que vem de dentro das suas próprias empresas e isso pode ser prejudicial à saúde do negócio. Você precisa manter sua equipe engajada e alinhada com os objetivos e proposito da empresa.

Já se foi o tempo que tudo era focado apenas na venda do produto, isso se fortaleceu na era da revolução industrial e hoje já sofreu diversas mudanças. Grandes empresas hoje focam em humanos e não mais em produtos. Isso vale tanto para dentro da empresa quanto para os clientes.

Manter a sua equipe ciente das missões e valores da empresa é essencial para o crescimento, dê liberdade para sua equipe expressar os seus sentimentos em relação à empresa e controle para que isso não cause nenhuma oposição de ideias em assuntos muito específicos. Isso vai fazer com que eles propaguem a sua marca e sejam defensores da mesma.

Já trabalhei em diversas empresas em que os gestores dificultavam o acesso a eles e bloqueavam totalmente qualquer opinião vinda do corpo de digamos “operários”. Isso é um erro fatal e empresas que ainda aplicam essa politica estão perdendo em crescimento cada vez mais.

Invista em pessoas, não em produto!

Tanto novos negócios quanto empresas já consolidadas estão constantemente preocupados na criação ou obtenção de novos produtos e focam os seus investimentos apenas nisso. Bastam observar páginas do facebook onde as empresas só sabem vender produtos, facebook é interação e relacionamento, lamento dizer, mas se a sua empresa está entre essas está no lugar errado.

Antes de gastar tempo na criação de um novo produto ou em caso de empresas que vendem produtos físicos buscarem produtos novos para seus consumidores pense primeiro na transformação e necessidade que aquilo pode causar na vida das pessoas.

Estruture primeiramente o marketing daquele produto, veja se ele vai ser útil e se o seu público alvo realmente precisa dele, as chances são de que se você fizer toda essa estrutura o seu produto tenha muito mais chances de dar certo e trazer ótimos resultados.

Essas são algumas dicas que talvez você esteja imerso em alguma dessas situações. Se gostar compartilhe e deixe seu comentário!